
CrisFit
Receitas Saudáveis
Alimentos com Calorias Negativas

Muito se fala sobre o número de calorias dos alimentos e bebidas, mas poucos sabem realmente o que são as famosas calorias. Caloria é uma unidade de energia fornecida ao organismo pelos nutrientes dos alimentos (carboidratos, lipídios, proteínas,…) após a sua metabolização. Apesar de serem vistas como vilãs, pois podem prejudicar a boa forma, elas exercem funções básicas no organismo, como por exemplo, dar energia para todas as funções metabólicas, ajudar a manter a temperatura do corpo, auxiliar os batimentos cardíacos, além de outros. Através dos processos metabólicos, o corpo “queima” as calorias. As gorduras são quebradas em glicerol e ácidos graxos; as proteínas em aminoácidos e os carboidratos em glicose e outros açúcares. As moléculas menores são transportadas para as células através da corrente sanguínea e são absorvidas pelas células. Em seguida, elas podem tomar dois caminhos: podem ser utilizadas imediatamente ou serem enviadas para o estágio final do metabolismo, para liberarem energia. Se você ingere mais energia do que gasta, o organismo guarda para usar depois sob forma de gordura. Por isto, para manter a boa forma é necessário praticar atividades físicas regularmente e tomar cuidado com a quantidade de calorias ingeridas diariamente.
Alguns alimentos adicionam ao corpo menos calorias do que as calorias necessárias para serem digeridos. Esses alimentos possuem calorias, porém seu efeito calórico no organismo é negativo, ou seja, apesar de alguns alimentos
possuírem calorias o seu efeito calórico é negativo, contribuindo, assim, para o emagrecimento. Apesar da existência de alimentos que possuem esse efeito calórico negativo não estar comprovada, a dieta das calorias negativas ganhou popularidade. Incluir alimentos com calorias negativas em uma dieta balanceada e saudável pode auxiliar na perda de peso.
Existem ainda alimentos com calorias vazias e calorias cheias. No caso das calorias vazias, elas são representadas pelo baixo valor nutricional dos alimentos, pois existe pouco ou nenhum nutriente neles. Por isso, os alimentos com calorias vazias são considerados não saudáveis e devem ser consumidos com moderação, por exemplo, refrigerantes, batata frita, cerveja, balas, pirulitos e similares, entre outros. Já os alimentos com calorias cheias possuem grande valor nutricional e devem ser consumidos em maior quantidade como frutas, verduras e cereais integrais.
Uma alimentação adequada deve ser equilibrada e conter todos os grupos de nutrientes, mas incluir frutas como melancia e maçã na dieta é uma ótima maneira de saciar a fome, acelerar o metabolismo e queimar calorias sem nenhum esforço.
Confira algumas opções de alimentos que não oferecem preocupação com a tabela calórica e veja seus benefícios.

Abacaxi
Rico em cálcio, potássio e vitaminas A, B e C, o abacaxi contém bromelaína, uma enzima que ajuda na digestão e pode dissolver coágulos no sangue. Por isso, além de auxiliar na dieta, a fruta ajuda a controlar a pressão arterial.

Agrião
Rico em ferro, iodo, vitamina C e betacaroteno – um antioxidante que retarda o envelhecimento -, o agrião auxilia no sistema respiratório.

Alho
Alimento que ajuda a combater vírus, infecções e inflamações, além de auxiliar em problemas respiratórios, como asma e bronquite. É fonte de potássio, cálcio e magnésio.

Aspargo
Rico em fibras, potássio e vitaminas B e C. Aumenta o sistema imunológico, tem poder antioxidante e anticancerígeno.

Beterraba
Alimento cheio de nutrientes, como proteínas, fibras, vitaminas A, B e C, ferro, potássio e zinco. Ajuda a combater anemia.

Cenoura
Alimento rico em betacaroteno, fibras, cálcio, zinco e vitaminas A, C e E. Além de auxiliar a digestão, melhora a produção de sangue e, para as grávidas, aumenta a produção de leite.

Couve
Rico em fibras, o alimento é indicado para enfermidades do estômago e auxilia a digestão. A couve é fonte de vitamina C, ferro, cálcio e betacaroteno.

Framboesa
Rica em antioxidantes que retardam o envelhecimento, esse fruto também auxilia na digestão e no tratamento de inflamações na garganta e gengiva. É fonte de cálcio, potássio, magnésio, ferro e vitaminas A, B1, B5 e C.

Limão
Tem propriedades para tratar resfriados e gripes e melhorar a circulação do sangue. É rico em cálcio, potássio e vitamina C.

Mamão
Alimento que ajuda a combater vírus, infecções e inflamações, além de auxiliar em problemas respiratórios, como asma e bronquite. É fonte de potássio, cálcio e magnésio.

Melancia
Fruto que apresenta muita água em sua composição e tem o poder diurético. É rica em fibras, ferro, cálcio e vitamina A, B e C. A melancia também possui uma glutationa, substância que é um potente antioxidante e retarda o envelhecimento.

Mexerica
Fonte de vitaminas A, B e C e de sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. O fruto ajuda a combater infecções e aumenta a resistência do organismo.

Pepino
Rico em ferro, potássio e betacaroteno – um antioxidante que retarda o envelhecimento. Tem efeito diurético.

Pimentão Vermelho
Rico em potássio, sódio, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A, C e do complexo B. É um alimento antioxidante, que pode prevenir doenças cardíacas, além de ser fonte de fibras.

Abobrinha
Composta de água (cerca de 90%), a abobrinha é diurética e rica em vitaminas A e C.

Alface
Alimento ingerido como carro chefe nas dietas de emagrecimento, o alface é rico em potássio, cálcio, ferro e vitaminas A, B3 e C. Tem poder antioxidante e age como calmante para quem sofre de insônia.

Ameixa
Tem propriedades antioxidantes, retarda o envelhecimento, estimula a digestão e combate a gripe. É rica em potássio, magnésio, cálcio, fibras, betacaroteno e vitaminas C e E.

Beringela
Fonte de cálcio, fósforo, potássio, magnésio e vitaminas A, C e do complexo B, a berinjela é um agente redutor de colesterol no sangue.

Brócolis
Fonte de vitamina A e de sais minerais como cálcio, ferro e fibras. Brócolis tem poder antioxidante e anticancerígeno.

Couve-flor
Alimento rico em cálcio, fósforo, e vitaminas A, B9 e C.

Damasco
Além de saboroso, o damasco pode prevenir problemas no fígado e alguns tipos de câncer. É rico em ferro, potássio, fósforo e vitamina A, B1, B2, B3 e C.

Laranja
Fonte de vitamina C e caroteno, esse fruto ajuda a combater gripes e resfriados e pode prevenir alguns tipos de câncer.

Maçã
Rico é cálcio, magnésio, potássio, cobre, zinco, vitaminas B, C e E e contem peticina uma fibra que a ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue. A maçã ajuda na digestão, ajuda no tratamento de resfriados, tem poder antioxidante e evita a proliferação de células cancerígenas.

Manga
Tem propriedades que previnem as doenças do estômago, evitam problemas cardíacos e fortalecem o sistema imunológico. É rica em vitaminas B e C em sais minerais como cálcio, fósforo, potássio, ferro e fibras.

Melão
Tem poder diurético, hidratante, ajuda na menopausa e nas dietas de emagrecimento.
É rico em cálcio, betacaroteno, potássio e vitaminas A, B, C.

Morango
Fruto com propriedades antioxidantes, que retarda o envelhecimento, além de reduzir o colesterol, combater anemias e doenças da pele. É fonte de ferro, fibras e vitaminas B5 e C.

Pimenta
Tem propriedades analgésicas, antiinflamatórias, diminui risco de doenças cardiovasculares, reduz o colesterol e pode ajudar no tratamento da enxaqueca. É antioxidante e rica em vitamina C.

Rabanete
Sem dúvida, o rabanete é um aliado da saúde. Fonte de cálcio, ferro, potássio e vitaminas B1, B2 e C, ele ajuda no processo digestivo, previne o organismo contra infecções e purifica o sangue, rins e bexiga.
